Praça Taksim

Considerada o coração da moderna Istambul, a praça Taksim (Taksim Meydani) está situada na parte europeia da cidade, em um importante distrito comercial, turístico e de lazer.

Devido à grande relevância da praça na cidade, é o lugar favorito para a realização de eventos públicos e celebrações sociais, embora também seja conhecida como ponto de partida de diferentes manifestações políticas, que em diversas ocasiões terminaram de forma violenta.

Taksim no passado

O nome da praça, Taksim, significa “distribuição” em turco, e foi escolhido porque antes era aqui onde estava centralizada a distribuição de água da cidade desde 1732. Até princípios do século XX, o lugar era parte do extremo norte da cidade, mas, com a ampliação da mesma, se tornou o coração da nova Istambul.

Taksim na atualidade

A Praça Taksim é uma zona repleta de bares, restaurantes e alguns dos hotéis mais luxuosos da cidade. Na praça se conservam o Monumento ao Aguador e o Monumento à República.

Da praça surge uma das principais vias comerciais da cidade, Istiklal Caddesi (Avenida da Independência), uma agradável rua para pedestres que pode ser percorrida com o bonde nostálgico, que chega até a estação do Funicular de Tünel.