Banhos turcos em Istambul

Banhos turcos em Istambul

Os banhos turcos são a versão otomana das termas romanas. São um lugar criado para combinar a limpeza do corpo e o relaxamento, embora também tenha uma função social e cultural.

Etimologicamente, a palavra Hammam (o nome em árabe) significa “que expulsa calor”, Atualmente, e dependendo do dialeto, Hammam equivale a banho.

Durante o século XVIII, Istambul chegou a ter mais de 150 banhos, muitos deles construídos pelo arquiteto Sinan.

Em que consiste um banho turco?

Um banho turco tradicional é uma variante mais úmida da sauna e se divide em várias partes: Átrio, Frio, Moderado e Quente. O interior dos banhos é decorado com mármore por ser um material que conserva muito bem o calor.

Na maior parte dos banhos de Istambul, o ingresso inclui uma lavagem esfoliante e diferentes massagens. Avisamos que as massagens turcas são bastante fortes e podem lembrar a massagem tailandesa.

Banhos turcos mais conhecidos

Como não podia ser diferente, em Istambul há centenas de hammams. A maioria são banhos turcos tradicionais, embora tenham surgido spas com um estilo mais ocidental.

Como você está no coração antiga Constantinopla, achamos que você deve provar um banho tradicional. Entre as infinitas opções, podemos recomendar o Aga Hamami, situado muito perto da Praça Taksim.

Embora há alguns anos houvesse vários banhos muito famosos (Çemberlitaş, Suleymaniye, Galatasaray,  Cagaloglu...), seu estado de deterioração faz com que atualmente sejam pouco recomendados.

Nossos banhos turcos favoritos

Hamam de Cemberlitas

O Hamam de Çemberlitaş é o banho turco mais famoso de Istambul. Está situado em pleno centro histórico da cidade.

Hamam de Suleymaniye

Com mais de 450 anos de história, o Hamam de Suleymaniye é um dos banhos turcos mais antigos de Istambul. O recinto faz parte da Mesquita Suleymaniye.