Museu Arqueológico de Istambul

Museu Arqueológico de Istambul

O Museu Arqueológico de Istambul é um dos mais importantes do mundo em sua área. Foi fundado pelo pintor e arqueólogo turco Osman Hamdi em 1891.

A origem do museu remonta a uma reduzida coleção de antiguidades que se instalou em 1846 no Palácio Topkapi. Em 1869 se tornou o museu da corte.

Em 1891, o Museu Arqueológico abriu suas portas, tornando-se o primeiro museu da Turquia. Está situado entre o primeiro pátio do Palácio Topkapi e o Parque Güllhane.

Coleção

A coleção do museu está dividida em três partes:

  • Museus Arqueológicos: Abriga alguns objetos mundialmente conhecidos. O mais importante do museu é a grande coleção de sarcófagos, entre os quais está o Sarcófago de Alexandre (S. IV).
  • Coleção de Arte Oriental: Nesta parte você vai encontrar sepulcros otomanos e descobertas das culturas egípcia, suméria e acádia. Os objetos mais valiosos da coleção de arte oriental são as partes da Porta Babilônica de Istar.
  • Coleção de cerâmicas e joias: Esta coleção está hospedada no Pavilhão dos Azulejos, um edifício que foi construído sob a ordem de Maomé II. Há pouquíssimas salas e talvez o mais interessante seja o próprio edifício.

Nossa opinião

Com sua grande coleção de sarcófagos e sua enorme recopilação de objetos, o Museu Arqueológico será uma delícia para os amantes das antiguidades. O Sarcófago de Alexandre e o Sarcófago de Meleagro são impressionantes.

O único ponto negativo do museu é seu estado de conservação, já que algumas salas do museu parecem esquecidas e têm um aspecto bastante lúgubre. Os andares superiores não são tão interessantes como o resto do museu.

Horário

De terça a domingo, das 9:00 às 19:00 horas.

Preço

Adultos: 20 liras.
Menores de 12 anos: entrada gratuita.

Transporte

Bonde: Gülhane, linha T1.

Lugares próximos

Parque Gülhane (214 m)
Palácio Topkapi (280 m)
Santa Sofia (363 m)
Cisterna Basílica (470 m)
Mesquita Azul (800 m)