Museu Arqueológico de Istambul
O Museu Arqueológico de Istambul é um dos mais importantes do mundo em sua área. Foi fundado pelo pintor e arqueólogo turco Osman Hamdi em 1891.
A origem do museu remonta a uma reduzida coleção de antiguidades que se instalou em 1846 no Palácio Topkapi. Em 1869 se tornou o museu da corte.
Em 1891, o Museu Arqueológico abriu suas portas, tornando-se o primeiro museu da Turquia. Está situado entre o primeiro pátio do Palácio Topkapi e o Parque Güllhane.
Coleção
A coleção do Museu Arqueológico de Istambul está dividida em três partes:
- Museus Arqueológicos: Abriga alguns objetos mundialmente conhecidos. O mais importante do museu é a grande coleção de sarcófagos, entre os quais está o Sarcófago de Alexandre (S. IV).
- Coleção de Arte Oriental: Nesta parte você vai encontrar sepulcros otomanos e descobertas das culturas egípcia, suméria e acádia. Os objetos mais valiosos da coleção de arte oriental são as peças da Porta Babilônica de Istar.
- Coleção de cerâmicas e joias: Esta coleção está hospedada no Pavilhão dos Azulejos, um edifício que foi construído sob a ordem de Maomé II. Há pouquíssimas salas e talvez o mais interessante seja o próprio edifício.
Nossa opinião
Com sua grande coleção de sarcófagos e sua enorme recopilação de objetos, o Museu Arqueológico será uma delícia para os amantes das antiguidades. O Sarcófago de Alexandre e o Sarcófago de Meleagro são impressionantes.
O ponto negativo do museu é seu estado de conservação, já que algumas salas do museu parecem esquecidas e têm um aspecto bastante lúgubre. Os andares superiores não são tão interessantes como o resto do museu.
Horário
De terça a domingo, das 9:00 às 19:00 horas.
Preço
Adultos: TL60 (US$1,80)
Menores de 12 anos: entrada gratuita.
Transporte
Bonde: Gülhane, linha T1.
Lugares próximos
Parque Gülhane (214 m) Palácio Topkapi (280 m) Santa Sofia (363 m) Cisterna Basílica (470 m) Mesquita Azul (800 m)