Mesquita Azul

A Mesquita Azul é a mesquita mais importante de Istambul. Seu nome em turco é Sultanahmed Camiii, Mesquita do Sultão Ahmed, já que foi construída pelo Sultão Ahmed I entre 1609 e 1616. 

A Mesquita Azul foi inaugurada em 1617 durante o mandato de Mustafá I.

Arquitetura

Embora a simples vista pareça ter dimensões similares às da Santa Sofia, vendo as medidas reais nos damos conta de que é aproximadamente a metade. A cúpula central tem 23 metros de diâmetro e 43 de altura.

A Mesquita Azul conta com seis minaretes, o que, no momento de sua construção, provocou muita polêmica, já que a Meca também tinha seis. Posteriormente, e para acalmar os fiéis, foi construído na Meca um sétimo minarete para estabelecer a diferença.

Interior

Ao entrar na Mesquita Azul se entende o porquê do seu nome: há mais de 20.000 azulejos azuis que adornam a cúpula e a parte superior da mesquita. Todos os azulejos foram levados da cidade de Iznik.

A iluminação da mesquita vem de seus mais de 200 vitrais e dos lustres pendurados no teto.

Conselhos

Para entrar na Mesquita Azul, assim como resto das mesquitas da cidade, você deve usar a roupa apropriada e tirar os sapatos antes de entrar. As mulheres devem ter os ombros e os cabelos cobertos. Se você não tiver nada para se cobrir, na entrada eles te entregarão o necessário para entrar.

Durante as horas de culto a mesquita está fechada para os turistas.

Horário

Todos os dias, das 9:00 às 19:00 horas, mas fecha durante 90 minutos durante as orações.

Preço

Gratuito.

Transporte

Bonde: Sultanahmet, linha T1.