Museu de Arte Turca e Islâmica

Museu de Arte Turca e Islâmica

O Museu de Arte Turca e Islâmica é um dos museus mais importantes de Istambul e está localizado em um dos edifícios com mais história, o Palácio de Ibrahim Pasa.

O palácio foi construído quando Ibrahim Pasa, vizir do Sultão Solimão o Magnífico, se casou com a filha desse. Desde o assassinato de Ibrahim, em 1536 (foi acusado de traição), o edifício foi usado para diversos fins.

Em 1983 e depois de descartar outros edifícios, esse palácio foi o escolhido para abrigar o museu. Sua localização ao lado do Hipódromo e da Mesquita Azul é invejável.

Coleção

A coleção do museu está composta por mais de 400.000 objetos de diversas categorias: tapetes, cerâmicas, esculturas, sarcófagos e inclusive diversas versões do Corão. Um dos objetos que mais chamou nossa atenção foi a Porta da Grande Mesquita de Cizre.

Além da coleção de objetos, no museu há uma pequena e interessante seção etnológica onde você poderá ver recriações da vida diária em distintos pontos geográficos e temporais da Turquia.

Nossa opinião

Se você já visitou o Museu Arqueológico, o Museu de Arte Turca e Islâmica contém uma grande variedade de objetos que, se você gosta de museus, te deixará satisfeito. Por outro lado, a seção de etnologia está muito bem cuidada.

No pátio do museu você vai encontrar um terraço com fantásticas vistas da Mesquita Azul. Sem dúvida, um lugar perfeito para tomar um chá.

Horário

Todos os dias, das 9:00 às 19:00 horas.

Preço

Adultos: 20 liras.

Transporte

Bonde: Sultanahmet, linha T1.

Lugares próximos

Mesquita Azul (195 m)
Cisterna Basílica (352 m)
Hamam de Cemberlitas (386 m)
Santa Sofia (502 m)
Grande Bazar de Istambul (745 m)