Museus de Istambul

Istambul, além de contar com centenas de mesquitas e monumentos, tem um grande número de museus que narram sua interessante história.

Museus mais famosos

Museu Arqueológico

Com objetos como o Sarcófago de Alexandre e a Porta Babilônica de Istar, o Museu Arqueológico de Istambul é um dos mais importantes em sua área.

Museu de Arte Turca e Islâmica

O Museu de Arte Turca e Islâmica é um dos museus mais importantes de Istambul. Contém mais de 40.000 objetos e uma interessante seção etnológica.

Você deve levar em conta que lugares turísticos como Santa Sofia ou São Salvador em Chora estão catalogados pela cidade como museus.

Outros museus interessantes

  • Museu de Atatük (Rua Halaskargazi, Sisli): Casa onde residiu Atatürk a princípios do século XX. No interior há fotografias, roupas e objetos pessoais de Atatürk.
  • Museu de Caligrafia (Mesquita Beyazıt, Eminönü).
  • Museu de Arte Moderna (Meclis-i Mebusan Caddesi, Karaköy): Nasceu em 2004 graças à família Eczacibasi.
  • Museu dos Tapetes (Sultanhamet, ao lado da Mesquita Azul): Localizado na residência real Hunkar Kasri, abriga uma importante coleção de tapetes levados de diferentes mesquitas.
  • Museu da Ciência e da Tecnologia (Parque Gülhane): Contém uma recopilação de invenções criadas por cientistas muçulmanos principalmente entre os séculos VIII e XVI.
  • Museu Militar (Cumhuriyet Caddesi, Harbiye): Abriga uma boa exposição de armas de diferentes períodos históricos, desde a Baixa Idade Média até a Guerra de Liberação Turca.
  • Museu Naval (Beşiktaş Meydanı, Beşiktaş): Bandeiras, armas, documentos, uniformes e uma coleção dos barcos originais com os quais os sultões cruzavam o Bósforo.
  • Museu do Mosaico (Sultanhamet, ao lado da Mesquita Azul): Este museu exibe os restos do Grande Palácio do Império Bizantino, construído por Constantino no século IV. Os mosaicos mostram cenas da vida diária.

Dias de abertura

Antes de ir a esses museus, não esqueça de conferir o horário de funcionamento, já que a maioria deles fecha às segundas.