Cruzeiro pelo Bósforo

Cruzeiro pelo Bósforo

O passeio de barco pelo Bósforo é uma das atividades que você não deve perder em Istambul, já que os preços são muito acessíveis e as vistas, tanto de dia quanto à noite, são fantásticas.

Durante o percurso, você verá vários palácios (entre eles Bylerbeyi, Ciragan y Dolmabahçe) e desfrutará da animada vida de Istambul. Ao longo do passeio, você verá como o ambiente da cidade não se reduz apenas ao centro histórico (especialmente no verão).

O que é o Bósforo?

O Bósforo é um estreito que conecta o Mar Negro com o Mar de Mármara, separando Istambul em duas partes: a europeia e a asiática. O comprimento total do estreito é de 30 quilômetros e a largura vai dos 700 metros até quase 4 quilômetros da saída para o Mar Negro.

Para atravessar o estreito há duas pontes: a Boğaziçi (no sul) e a Fatih Sultan Mehmed (no norte). Ambas têm uma longitude muito similar, de pouco mais de um quilômetro.

A encruzilhada de mares e continentes que confluem no estreito de Bósforo foi determinante na hora de estabelecer a localização de Constantinopla.

Tipo de excursões

Dos diferentes tipos de excursões que você vai encontrar, nós recomendamos as que duram pelo menos uma hora e meia e chegam até a segunda ponte do Bósforo.

Ao chegar à segunda ponte, você poderá ver a Fortaleza de Rumeli Hisar, um castelo construído a meados do século XVI para prevenir que a frota bizantina atravessasse o estreito.

Se você tiver tempo de sobra em Istambul e quiser fazer uma excursão mais longa, há um barco com destino a “Bogaz Iskelesi” que leva 1,5 hora em cada trajeto. Ao chegar ali, você terá quase duas horas para visitar o povoado e almoçar. Este barco tem três horas de saída: 10:35, 12:00 e 13:35.

Independente do passeio que você escolher, se você quiser ter um bom lugar, deverá chegar ao barco pelo menos 15 minutos antes da partida.