
Ponte Galáta
A Ponte Gálata (Galata Köprüsü) é uma ponte basculante de 490 metros de comprimento que está situada no estuário conhecido como Corno de Ouro, unindo a velha Istambul com a zona mais moderna.
A Ponte Gálata não só une as diferentes zonas da cidade, como também é uma ponte simbólica capaz de unir diferentes culturas.
Pontes e mais pontes
A primeira ponte sobre a desembocadura do Corno de Ouro foi construída em 1845. Vários anos depois, em 1863, a chegada de Napoleão fez com que ela fosse substituída por uma ponte de madeira. Depois disso, foram construídas outras duas pontes mais em 1875 e 1912, e em 1992 foi criada a ponte que pode ser vista atualmente.
A ponte hoje em dia
Atualmente, no nível interior da Ponte Gálata há vários restaurantes e cafeterias, onde, além de degustar peixes mais frescos e outros pratos típicos turcos, é agradável contemplar o ir e vir dos barcos enquanto os pescadores vendem seus produtos aos restaurantes.
Além de ser uma parte importante da paisagem urbana de Istambul, a Ponte de Gálata ocupa um grande espaço entre mitos e lendas e também no coração dos turcos.


Lugares próximos
Cruzeiro pelo Bósforo (240 m) Bazar das Especiarias (359 m) Torre Gálata (643 m) Hamam de Suleymaniye (757 m) Parque Gülhane (1 km)