Ponte Galáta

A Ponte Gálata (Galata Köprüsü) é uma ponte basculante de 490 metros de comprimento que está situada no estuário conhecido como Corno de Ouro, unindo a velha Istambul com a zona mais moderna.

A Ponte Gálata não só une as diferentes zonas da cidade, como também é uma ponte simbólica capaz de unir diferentes culturas.

Pontes e mais pontes

A primeira ponte sobre a desembocadura do Corno de Ouro foi construída em 1845. Vários anos depois, em 1863, a chegada de Napoleão fez com que ela fosse substituída por uma ponte de madeira. Depois disso, foram construídas outras duas pontes mais em 1875 e 1912, e em 1992 foi criada a ponte que pode ser vista atualmente.

A ponte hoje em dia

Atualmente, no nível interior da Ponte Gálata há vários restaurantes e cafeterias, onde, além de degustar peixes mais frescos e outros pratos típicos turcos, é agradável contemplar o ir e vir dos barcos enquanto os pescadores vendem seus produtos aos restaurantes.

Além de ser uma parte importante da paisagem urbana de Istambul, a Ponte de Gálata ocupa um grande espaço entre mitos e lendas e também no coração dos turcos.