Onde comer em Istambul

Onde comer em Istambul

Como não poderia ser diferente em uma cultura milenar, alguns especialistas colocam a gastronomia turca no mesmo patamar que a chinesa ou francesa.

Se você quer conhecer mais sobre sua cozinha, não esqueça de ler sobre a gastronomia turca e os pratos típicos de Istambul.

Tipos de lugares

Em Istambul há vários tipos de lugares onde comer:

  • Barracas de comida rápida: Nesses locais, você pode comprar kebabs (em pão normal, durum ou pita), lahmacun, pide (pizza turca) ou outros produtos conhecidos. São uma boa opção se você não quiser perder tempo na hora de comer. Os preços são realmente econômicos, cerca de 5 liras turcas.
  • Autosserviços: Estão situados nas zonas mais turísticas. Se você não quer comer em uma barraca e tem pouco tempo, esses lugares são uma boa opção.
  • Meyhane: São locais tradicionais onde se serve álcool. Poderiam ser definidos como tabernas e são um bom lugar para provar o Raki, servido de forma tradicional. 
  • Lokanta: São lugares similares aos anteriores, mas de nível mais alto.
  • Restoran: Restaurantes como tal. O habitual é que sejam mais caros.

Além desses lugares, se você quiser comer algo entre as refeições, você encontrará centenas de barracas que vendem espiga de milho e sorvetes. Os sorveteiros te surpreenderão com a maneira como “brincam” com o sorvete ao colocá-lo, já que a textura é mais gelatinosa do que a do sorvete com o qual estamos acostumados. 

Melhores zonas para comer

Embora você encontre restaurantes e barracas em toda a cidade, há três zonas que vale a pena conhecer:

  • Praça Sultanhamet: Nos arredores de Santa Sofia, você vai encontrar um grande número de restaurantes e terraços de qualidade. Embora há anos essa zona estivesse reservada para os turistas, atualmente os preços são similares aos de outras zonas e os turcos também desfrutam desses lugares.
  • Ponte de Gálata: No andar inferior da Ponte Gálata, você vai encontrar um grande número de restaurantes especializados em peixes (recém-pescados). Embora os preços sejam similares aos da Praça de Sultanhamet e as vistas do mar sejam ótima, nós ficamos com a sensação de que a zona é mais turística e tem menor qualidade.
  • Praça Taskim: Descendo a rua İstiklal Caddesi pela Praça Taksim, você vai encontrar diversos restaurantes. Nessa zona os preços são mais econômicos e, embora predominem os autosserviços e os locais similares, é possível encontrar restaurantes de grande qualidade.

Restaurantes recomendados

Embora não sejamos especialistas no assunto, podemos falar de dois lugares que nos deixaram muito satisfeitos:

  • Enjoyer. İncili Çvş. Sk, 25, Sultanhamet.
    A simpatia dos garçons, sua habilidade para falar outros idiomas e a qualidade da comida nos fizeram repetir.
     
  • Gani Gani. Küçük Parmakkapı Sk, Beyoğlu.
    Uns istambulitas nos recomendaram e não podemos reclamar. Bons preços e uma decoração realmente original.