Palácio Dolmabahçe

O Palácio Dolmabahçe substituiu o Palácio Topkapi como residência dos sultões entre 1856 até 1924, ano em que se aboliu o califado.

O estilo do palácio é uma combinação dos estilos ocidentais barroco, rococó e neoclássico misturados ao estilo tradicional otomano.

O Palácio Dolmabahçe foi construído entre os anos 1843 e 1856 por ordem do Sultão Abdülmecid. Na sua construção intervieram quatro arquitetos do Departamento Real de Arquitetura do Império Otomano.

Com uma fachada de mais de 600 metros e uma superfície de 15.000 metros quadrados, o Palácio Dolmabahçe é o maior edifício do país. Tem 285 quartos, 43 salas, 68 banheiros e 6 banhos turcos.

Em 1984, o palácio se tornou um museu.

Visitando o Palácio Dolmabahçe

A visita tem quatro partes: Selamlik, Harém, Museu do Relógio e Pavilhão de Cristal. As mais importantes são as duas primeiras:

Selamlik

Esta parte, que abriga as dependências administrativas e os salões oficiais, é a parte mais chamativa de todo o palácio. As partes mais destacáveis são a Escada de Cristal e o Salão do Trono. Essa última sala, por suas dimensões (2000 metros quadrados e 36 metros de altura) e elegância (56 colunas e o maior lustre do palácio), é totalmente impressionante.

O Harém

O Harém inclui as dependências privadas do Sultão e sua família. Esta parte do palácio é menos interessante que a anterior e a visita dura menos tempo.

Para visitar Selamlik e o Harém, é necessário fazê-lo em grupo. Embora as visitas guiadas sejam só em inglês e turco, há folhetos em outros idiomas para seguir as indicações.

Nossa opinião

Embora o Palácio Dolmabahçe tenha algumas salas que te deixarão com a boca aberta, seu estilo Ocidental, a relativa distância do centro e o fato de que só possa ser visitado com guia fazem com que ele perca pontos. Recomendamos visitá-lo apenas se você tiver tempo de sobra, já que em uma estadia de dois ou três dias há coisas mais interessantes para ver.

Se você decidir visitar o palácio, recomendamos ir o mais cedo possível, já que, conforme o dia avança, vai chegando mais gente e os grupos podem ser bastante grandes, tornando a visita mais cansativa.

Horário

De terça a domingo, das 9:00 às 16:00 horas.
Segunda: fechado.

Preço

Palácio: 30 liras.
Harém: 20 liras.

Transporte

Bonde: Kabataş, linha T1.

Lugares próximos

Praça Taksim (1.3 km)
Torre Gálata (2.7 km)
Ponte Galáta (3.2 km)
Palácio Topkapi (3.2 km)
Parque Gülhane (3.3 km)