Ônibus em Istambul

O ônibus é o meio de transporte público mais barato para se deslocar por Istambul, mas utilizá-lo é relativamente complicado. Em Istambul há quase 500 linhas, 3.000 ônibus e 8.000 pontos.

Há dois tipos de ônibus:

Ônibus normais

Dentro dessa categoria você pode encontrar ônibus de titularidade pública e privada. Ambos fazem as mesmas rotas e têm as mesmas tarifas. Os primeiros se diferenciam pelo logotipo da IETT, a empresa do governo.

As passagens dos ônibus públicos podem ser adquiridas nos lugares que tenham as placas “I.E.T.T.” ou “Bilet”, já que não estão em todas as paradas. OS privados, além de aceitarem essas passagens, também têm a vantagem de aceitar pagamento em dinheiro.

Para saber que ônibus pegar, o melhor é perguntar no hotel, já que só as paradas importantes têm informações sobre os ônibus e suas rotas.

Os mais valentes podem ver as diferentes rotas de ônibus no seguinte site:

Micro-ônibus

São pequenos ônibus que vão pegando as pessoas na rua. Não há paradas e o destino está indicado na parte de trás do veículo. Se você quiser pegá-lo, basta dar o sinal ao motorista e pagar em dinheiro.

É recomendável usar o ônibus?

Com a quantidade de meios de transporte público que há em Istambul, nós recomendaríamos não perder tempo tentando pegar ônibus. A rota mais interessante para os turistas é que vai de Eminonü a Eyup.

Para outros trajetos que não possam ser feitos de metrô ou bonde, recomendamos pegar um táxi.